O Provável Abandono dos Estudos da RAVE
A RAVE, empresa que estuda a nova rede ferroviária de bitola (distância entre carris) europeia, só tem considerado a prioridade para uma rede de passageiros, em vez de uma rede mista de mercadorias e passageiros. Este erro de conceito levou à definição de uma rede que está quase toda mal concebida, apesar de já terem sido gastos, desde o ano de 2000, 100 milhões de Euros em estudos.
Rui Rodrigues
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Etiquetas: Aeroporto, Ponte sobre o Tejo, RAVE, Rui Rodrigues, TGV
3 Comentários:
"Em vias duplas de baixo tráfego, uma delas funcionará como via única em bitola europeia e a outra em bitola ibérica." e porque não utilizar esta tecnica para já entre elvas e poceirão? - resolvia-se o problema durante uns tempos e poupava-se algum dinheiro
Existem inumeras possibilidades para resolver os problemas da ligaçao ferroviaria de Portugal a Europa, desde as soluçoes mais caras = Fazer tudo de novo, ate as soluçoes mais baratas, mudar as bitolas para europeias e deixar tudo como esta e as soluçoes intermedias em que se constroi novos troços fundamentais e muda-se as antigas bitolas em troços que se podem aproveitar.
O mais importante é que os comboios com bitola europeia possam entrar o mais rapidamente possivel em Portugal, pela fronteira do Norte, Algarve e pela Beira Alta ou Alentejo ate Lisboa.
Depois podemos falar em construir novos troços para que os comboios em BiTOla Europeia andem mais depressa em Portugal, mas o que nao podemos é ficar isolados do resto da Europa ferroviaria.
Creio que o Projeto de Alta Velocidade Portugues tem infelizmente que emagrecer porque nao temos dinheiro para Megalomanias, sem no entanto esquecer nenhuma das 5 linhas projetadas Huelva-Faro, Porto-Vigo, Aveiro-Salamanca, Lisboa-Badajoz e Lisboa-Porto.
Nao as podemos construir todas de uma vez, mas podemos ir mudando as bitolas nalgumas linhas, construindo os troços fundamentais em algumas delas e remodelando outros troços.
A mais problematica das linhas creio ser LISBOA-PORTO em que uma nova linha é obrigatoria porque é impossivel mudar a bitola numa linha congestionada.
Nao esqueçamos que a industria do turismo e a industria tradicional dependem destas linhas para o futuro de Portugal.
Um grande reparo a politica comercial da CP, que continua a ser desastrosa, demasiado conservadora, havendo comboios a circular vazios, porque a CP nao baixa os preços por kilometro, mesmo quando o serviço é pessimo como na linha do Algarve ou na linha do Oeste.
Falta ainda um passe Nacional Ferroviario!Nao podemos continuar a vender passes de 278 euros por mes entre Lisboa e Porto para utilizar somente os comboios regionais, é um absurdo, ninguem compra o passe, a CP tem os comboios vazios e os portugueses ficam em casa ou arranjam outra alternativa mais economica ou mais rapida que fazer Lisboa-Porto em comboio regional.
Passe Nacional da CP é obrigatorio para o crescimento dos passageiros da CP!!!!
Precisamos de uma politica comercial agressiva para a CP! A empresa perde milhares de milhoes e nem se esforça por vender bilhetes?Quem pode compreender?
Crise Aerea da Europa, fez-nos perceber que se Portugal nao tiver uma alternativa ferroviaria direta com a Europa, ficara refem da Espanha em situaçoes de penuria, como a vivida estes dias.
Ligaçao prioritaria por TGV é afinal
Lisboa-SALAMANCA-Fronteira Francesa!
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