terça-feira, 11 de agosto de 2009

Afinal o TGV é para estruturar a Ibéria!


«A adopção da solução em estrela, tão cara à necessidade da centralização espanhola, não parece ser a melhor opção»

«Para nos dirigirmos ao centro da Europa, o percurso mais indicado é o chamado "eixo Irun-Portugal", o tradicional caminho que atravessa a meseta passando por
Salamanca e Burgos. Esta deveria ser a nossa aposta por razões estratégicas. Especialmente destinado a mercadorias, embora também para passageiros, uma vez que,
a estas distâncias, existem outros meios de transporte mais adequados para pessoas.
Além destas ligações ao interior da Europa, e com prioridade
bem maior, encontram-se as ligações da zona litoral portuguesa e dos seus dois mais importantes pólos à Galiza e, em segundo lugar, à Andaluzia, já que reforçariam
de forma expressiva a massa crítica nacional.

A melhoria dos transportes ferroviários entre a Galiza e Portugal, pelo chamado "eixo galaicoportuguês", é um componente da estruturação da Ibéria do maior interesse estratégico para o nosso país. Pode fazer com que o Porto polarize todo o Noroeste peninsular, para o que já dispõe do importante Aeroporto Francisco Sá Carneiro. A sua ligação por ferrovia adequada ao transporte de pessoas e mercadorias torna-se prioritária a todas as outras iniciativas neste âmbito. Seria indispensável que a via a construir continuasse até Lisboa, não em TGV apenas para passageiros, pois me parece ser desperdício que não estamos nem nunca estaremos em condições de fazer.»


General Loureiro dos Santos in Público de 9 de Agosto 2009

(negritos da nossa autoria)

Ler todo o artigo aqui (PDF)

Etiquetas: , , , , , , , , ,

2 Comentários:

Blogger hfrsantos disse...

Dizer que o TGV é para estruturar a IBERIA é uma visao minimalista do problema da Ferrovia IBERICA que tem uma bitola diferente do resto da UE.

Repare que so existem 4 comboios por dia entre Portugal e Espanha e que os 4 comboios teem velocidades medias dignas do Terceiro MUNDO a rondar os 50km/h.

Nao creio que seja necessario o TGV para restruturar a Ferrovia IBERICA mas é preciso por os comboios portugueses e espanhois a cruzar a fronteira e vender os bilhetes dos comboios portugueses e espanhois como se a CP e a RENFE fossem uma so companhia com dois accionistas diferentes o Estado Portugues e o Espanhol.

Quem perde com este serviço ferroviario internacional decadente é Portugal porque esta mais longe do centro da Europa e isola-se ainda mais devido a nao ter transporte ferroviario em condiçoes com a Europa e Espanha.

é preciso que os tempos de viagem entre Porto e Vigo sejam realistas, assim como entre Aveiro e Valladolid, Lisboa e Madrid e Faro e Sevilha!

O TGV nao é a soluçao mas as vias ferreas internacionais entre Portugal e Espanha teem que ser todas reconstruidas porque sao do seculo passado!

Por ultimo estou de acordo que a ligaçao ferroviairia entre Portugal e a Europa nao se pode efectuar somente atraves de Madrid, mas temos que modernizar o eixo Aveiro-Salamanca-IRUN (Hendaye) para permitir que os comboios para a Europa sejam mais competitivos.

19 de agosto de 2009 às 18:14  
Blogger anareis disse...

Querida(o) nova(o) amiga(o), estou precisando muito de novos amigos pra me auxiliarem no meu projeto. Estou criando uma minibiblioteca comunitária e outras atividades pra crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui na minha comunidade carente no Rio de Janeiro,eu sózinha não conseguirei,mas com a ajuda dos amigos sim. Já comprei 120 livros e também ganhei livros até de portugal dos meus amigos dos meus blogs:Eulucinha.blogspot.com ,se quiser pode visitar meus blogs do google,ficarei muito contente. A campanha de doações que estou fazendo pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 ou pode doar livros ou pode doar máquina de costura ou pode doar retalhos,ou pode doar computadores usados. Qualquer tipo de doação será bemvinda é só mandar-me um email para: asilvareis10@gmail.com , eu darei o endereço de remessa. As doações em dinheiro serão destinadas a compra de livros,material de construção,estantes,mesas,cadeiras,alimentos,etc. Se voce puder arrecadar doações para doar ao meu projeto serei eternamente grata. Muito obrigado pela sua atenção.

27 de agosto de 2009 às 10:50  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial